folhas de outono

folhas de outono

sexta-feira, 21 de maio de 2010

uma fruta chamada (CAQUI)




Dias atrás uma amiga foi me visitar e me levou de presente,
uma fruta até então desconhecida por mim.Eu adorei.
Primeiro,por ela ter me mostrado que aquela fruta tinha o
sabor de saudade,saudade da sua infância que ela sempre
infatiliza com maestria,chega a ser uma poesia;depois por
ela ter dividido aquela fruta comigo,e finalmente,por eu ter
podido me sentir tão feliz com aquela expressão de carinho
e afeto.Que atire a primeira pedra quem não gosta de ganhar
um presente!Apesar disso,nem sempre sabemos receber.
Muitas vezes o objeto em si adquire mais valor do que o
sentido do gesto.Com os nossos botões achamos que aquilo
é muito pouco,que seguramente deveriamos ganhar algo
melhor,mais original.Receber significa abrir o coração com
a mesma generosidade que a gente pratica quando presenteia
ou faz algo por alguém.Significa se desvencilhar das armadilhas
internas,aquelas que amamos para nos proteger dos outros,
mas que,no fundo,acabam sendo para nos defender de nós
mesmos,para não enxergamos o nosso lado obscuro,para
termos a sensação de que somos fortes 24h.Mas abandonar
a armadura só é possivel se nos acharmos dignos de reconhecimento,
de cuidados,de carinho,o que é outro aprendizado.A gente tem
de treinar o merecimento,pois ele faz parte da nossa auto-estima.
Se ela for boa,tudo é mais fácil;senão nada vai nos deixar contentes
nunca.Ter auto-estima é resultado de um processo de consciência
dos nossos limites e das nossas qualidades,e esse balanço tem de
ser feito diariamente.Porque,quando deixamos de ter medo de encarar
nossas fraquezas,de procurar culpados externos,nos sentimos mais
livres e mais normais,mais tolerantes para errar e acertar,nos
tornamos mais disponíveis para dar,para receber,para entender,
para ser mais simples e brindar tudo o que recebemos do próximo
e da vida!
(Severa Cabral)escritora

Nenhum comentário: